terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A saga de se tornar uma Au Pair

  Quando eu comecei a escrever este post, o assunto que eu tinha em mente era outro. Então eu percebi que o texto estava me levando à descrever, de uma forma meio cômica, talvez um pouco exagerada, mas ainda assim real, a saga de se tornar uma au pair.


Como todas vocês sabem, tudo tem início com a pesquisa. O trabalho é duro, procura-se informação sobre o programa na internet, em blogs de au pairs, entra-se em contato com ex-au pairs, agências, etc. E o drama já começa aí. Será que é melhor viajar no verão ou no inverno? E a faculdade, será que eu tranco ou termino? E o meu namorado, o que faço com ele? Depois vem a escolha da agência, o que parece não ser tão simples assim, porque sempre há opiniões divergentes. Converse com quem já foi, e visite as agências pelas quais você se interessou. Você vai ver que no final das contas, vai ser bem fácil! Feito isso, nos jogam a bomba do application, e junto com ele vem as 200 horas de childcare que devem ser comprovadas, e não vale cuidar do primo, nem da irmã mais nova. As vacinas (será que eu tomei todas?), a cartinha pra hostfamily (mas o que eu vou escrever, me empresta a sua pra eu ter uma idéia?), as fotos (como você fez com as suas? Que fotos eu escolho?), o teste de inglês (será que o meu “the book is on the table” serve pra passar no teste?). Quando se termina todo o “paperwork”, a gente pensa que as coisas vão ficar mais tranqüilas, não é? Santa inocência!


Será que a agência já mandou meu application para os Estados Unidos? (no caso da Experimento)? Disseram que sim, mas será que já chegou nos USA? Quanto tempo será que leva? Será que os correios extraviaram? Por que ta demorando tanto? Vou ligar pra agência e perguntar, mais uma vez! E amanhã vou mandar um e-mail pra agência, só pra lembrar de me avisarem se houver alguma novidade.


Depois de várias semanas você, finalmente, recebe o aceite e o seu application é liberado para que as hostfamilies possam se encantar e te escolher. Então a gente pensa que agora dá pra ficar tranqüila. Doce ilusão…


Mas será que está online mesmo? Já se passaram 4 horas e nenhuma família me ligou! Será que não tem mais família disponível? Vou pedir pras ex-au pairs quanto tempo demorou pra elas. Vai ver o numero do meu telefone e o e-mail foram incorretamente digitados no sistema deles, e as families não estão conseguindo entrar em contato! Vou ligar pra agência, afinal, já se passaram 4 dias e nada de uma família me ligar! Será que o meu celular ta com algum problema, e misteriosamente passou a bloquear as ligações internacionais? Melhor ligar pra operadora e perguntar se tá tudo certo. Vou aproveitar e ligar pra agência também, pra eles verificarem com o pessoal dos USA porque não tem família me ligando, não por nada, mas já se passaram 4 semanas!


Então chega o dia que a primeira hostfamily liga. Nossa, e ela é perfeita! Moram em NY, bem pertinho de Manhattan, bem onde eu queria! E eles tem 8 filhos, vou ter que dividir o banheiro, não vou ter carro e vou ter que trabalhar nos finais de semana… mas e daí, eles moram em NY! E aí liga a segunda hostfamily. Nossa, e ela é perfeita! Essa tem apenas 1 kid, que fica na escola maior parte do tempo, vou ter meu carro, meu banheiro e muito tempo off, bem como eu queria! E eles moram em uma cidadezinha no interior do interior, onde não tem Hard Rock Café, nem Starbucks, nem Gap, nem Victoria’s Secret… mas e daí, vou ter carro, banheiro e muito tempo off! E deve ter um Walmart por lá! Ai meo deos, qual eu escolho???
Escolhida a família, a gente finalmente pode relaxar, você pensaria! Mas engano seu! Porque aí vem a tenebrosa entrevista com o cônsul americano, que sem sombra de dúvida, tira o sono de todas as meninas!


Ai minha santinha, será que preenchi tudo certinho? Será que ele vai negar meu visto se eu colocar esse hífen aqui no meio do CEP? Será que se ele ver essa ruguinha aqui na minha foto vai achar que eu estou sorrindo e vai negar meu visto? E que roupa eu vou vestir? Será que eu devo comprar um terninho? Melhor perguntar pras meninas do blog. Vou aproveitar e ligar pra agência e perguntar se não ta faltando nada nessa lista que eles me deram de documentos pra levar junto na entrevista, afinal de contas, eles podem ter esquecido alguma coisa, mesmo sendo uma lista padrão.


De visto na mão, não há mais nada com que se preocupar! Errado denovo! Esqueceu da mala? O que você vai levar?


Ai Jesus… e os presentes pra hostfamily? O que eu levo? E pras kids? Mas e pro hostdad? Jesus, o que eu levo pra esse homem? Será que eu preciso levar casacos de inverno? Dizem que os daqui não servem pro inverno de lá, mas se eu não levar nenhuma casaco vou morrer congelada. Quantas camisetas será que eu levo? E sapatos… ai senhor, levo os preferidos, ou levo os úteis? Calcinha! Dizem que é bom levar muitas, porque lá só tem as muito grandes e as muito pequenas! Ainda tenho que escolher as fotos e… sonho de valsa! Não posso esquecer de comprar sonho de valsa! Como é que eu vou fazer pra colocar isso tudo nessas 2 malinhas? Vou ter que rever tudo e separar a metade, porque não vai caber…


Com a mala pronta, agora sim, é só curtir o vôo e os 12 meses como au pair.


Ah… finalmente posso relaxar e ficar tranqüila… mas espera aí, será que as crianças vão gostar de mim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário